sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Identidade Visual: Science

Postado por: Vejo de Tudo # 18:05 S/ Comentarios
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Em 1996, o canal Quark! era lançado juntamente com outros 3 canais (Animal Planet, Time Traveler e Living), formando o grupo Discovery Science Network. Esse canal, voltado a ciência, tecnologia e universo, passou a se chamar Discovery Science em 1999.  Em 2002, tornou-se  apenas The Science Channel e em 2007, como a introdução da alta definição, Science Channel. Esse ano, o canal sofreu uma nova simplificação em seu nome, denominando-se apenas Science, conjuntamente com uma identidade videográfica completamente renovada e diferenciada. Debbie Adler Myers, vice presidente do canal, justifica a retirada da palavra “Channel” por acreditar que o Science não é mais somente uma emissora, mas uma “comunidade multiplataforma”.
Durante todo esse período de trocas de nomes, houveram obviamente algumas mudanças nas identidades visuais. As primeiras ainda traziam elementos próximos ao Grupo Discovery. O símbolo de 2007, que propunha um estilo mais único, descolado do grupo ao qual pertence, certamente foi o mais diferenciado entre eles.  Através das iniciais “Sc” em um quadrado laranja, fazia-se alusão aos elementos da tabela periódica. Solução de fácil assimilação e associação ao nome e ao conceito do canal. No entanto, essa comunicação gráfica talvez trouxesse uma ligação demasiadamente “acadêmica” a abordagem de “ciência” utilizada, principalmente em se tratando de um canal comercial de entretenimento. Segundo Myers, “Science (ciência) é muito mais intisgante que homens em seus jalecos. É para pessoas que olham o mundo de forma diferente”.
Marca

A nova marca, criada pelo departamento de criação da Discovery, busca justamente essa renovação do termo, tornando o canal mais atraente, sem se distanciar das características informativas e documentais de seus conteúdos. O quadrado laranja é substituído for uma forma arredondada negra e o “Sc” em seu interior agrega a letra i. A sílaba, que evidentemente lembra o termo “sci-fi“, enfatiza a ciência pelo seu lado mais emocionante, inventivo ou misterioso. Segundo o canal, a tônica está na “constante transformação de energia e paixão em explorar o desconhecido”.  Além disso, a própria programação introduziu novos programas que entram em consonância com esse clima de ficção científica, tais como “An Idiot Abroad” e “Firefly”.
Inspiração


A forma negra assimétrica do símbolo, que a princípio não revela muito sobre o canal, vai ganhando força e sentido no decorrer do pacote videográfico produzido pelo estúdio Imaginary Forces. Apelidado de “Morph”, o símbolo do canal toma a cada vinheta ou chamada diferentes formas, cores, texturas e sons. A linguagem futurística, com uma renderização predominantemente realística, é o elemento de ligação de permeia todas peças, trazendo coesão e ressaltando o universo da ficção científica. Robôs, estrelas, naves e criaturas estranhas compõem esse universo do canal.
Apesar do design cambiante, percebe-se um cuidado especial ao tratamento cromático das peças, que permeia entre o preto e laranja, reforçando a unidade da programação. A tipografia contemporânea usada no logotipo se mantém também na composição dos demais elementos textuais, conferindo modernidade e sofisticação às peças. A única exceção está na sílaba pertencente ao símbolo Morph, cuja a tipografia arredondada apresenta uma forma um tanto destoante e pouco harmônica em relação ao restante da identidade.
Vinhetas e Chamadas




















0 comentarios:

Postar um comentário

Procurar no Site